terça-feira, 3 de maio de 2016

Arronches - Brilhou na FIAPE no setor agropecuário com diversos animais premiados


A FIAPE e em particular a exposição agropecuária continua a ser um dos sectores com maior representatividade neste certame do Alto Alentejo, apesar de nos últimos anos se ter verificado um declínio do sector agrícola em Portugal. Na edição de 2016, esta exposição teve um peso de cerca de 30% dos expositores, contando com mais de 2.700 m2de exposição de maquinaria agrícola e com centenas ovinos, caprinos, bovinos, suínos, equinos entre outros no Pavilhão da Pecuária.

A par da exposição realizam-se concursos de raças ovinas diversas, e bovinas (Concurso Nacional da Raça Limousine e Charolesa). Decorreram ainda colóquios técnicos sobre variadas temáticas atuais, relacionadas com o sector agropecuário.

A participação Arronchense nesta 30ª edição do certame foi brilhante, com as raças bovinas criadas neste concelho, Limousine e Charolesa a conquistarem os lugares cimeiros da FIAPE, com destaque para Herdade da Nave do Grou, com os animais Limousine, onde os novilhos “Jipe” foi campeão e o  “Lupi” vice-campeão, Fred o melhor apresentador e a novilha Linda a melhor domesticada.   

A Sociedade Agrícola Venâncio & Venâncio, com sede na Herdade da Capela, criadores de raça Charolesa, foram medalha de prata com o novilho “Jinete”.

Ainda na categoria de raça Charolesa a Sociedade Agrícola das Algueireiras e Anexos Lda, viu dois exemplares classificados, com bronze e prata, com destaque para a novilha “Joaninha”.

Ainda presentes na FIAPE 2016, apenas com animais em exposição, estiveram os agricultores arronchenses, Domingos Faustino, com ovinos, e Luís Ramalho, com ovinos e caprinos, entre os quais um curioso exemplar meio caprino/ovino, que surpreendeu os visitantes e atraiu as obejetivas dos fotógrafos amadores e profissionais.

De referir que o novilho Limousine “Lupi”, que foi vice-campeão, vai continuar pelo concelho de Arronches, ao ser adquirido pelo agricultor Francisco Corado, com exploração agropecuária no Monte da Fragosa.  

Pela autenticidade e qualidade das exposições e graças às temáticas de crescente interesse apresentadas, a FIAPE é um certame com uma importância ímpar no seio da região em que se insere, tendo já ganho um espaço no calendário anual de feiras regionais e nacionais, confirmando a vocação da cidade alentejana de Estremoz como centro de negócios e eventos do norte alentejano. A comprová-lo estão o aumento do número de expositores em relação aos anos anteriores e os milhares de visitantes que em 2016 passaram pela FIAPE.












Sem comentários:

Enviar um comentário