domingo, 22 de maio de 2016

Arronches – JF. de Assunção assinala “Maio Mês do Coração” com caminhada


A Junta de Freguesia de Assunção assinala hoje dia 22 de Maio, de 2016, em Arronches, o dia é dedicado ao coração com uma caminhada denominada "Maio Mês do Coração", uma iniciativa que juntou cerca de 300 participantes, vindos um pouco de toda a região e terras espanholas e que pretende sensibilizar os arronchenses e a comunidade em geral para a importância da prevenção e controlo das doenças que afectam o coração e juntou centenas de participantes.

A caminhada teve início no Jardim do Fosso em Arronches, com os responsáveis da Junta de Freguesia a distribuir t-shirts alusivas ao evento, tendo a mesma decorrido pelo centro urbano, Passeio 1º de Maio, Largo da Cadeia, Rua da Esperança e Adega Gloria Reynolds, no monte da Figueira, para terminar em Arronches.

Após a caminhada os integrantes da mesma participam num almoço convívio com animação musical com o Grupo "Domingos & Dias Santos".

Apoiaram esta iniciativa a Câmara Municipal de Arronches, Bombeiros Voluntários e GNR.
Fotos: E. Moitas


Maio Mês do Coração

Um alerta para a prevenção e controlo das doenças que afectam o coração.

As doenças do aparelho circulatório encontram-se entre as principais causas de morbilidade, invalidez e mortalidade em Portugal. A elevada prevalência dos factores de risco associados às doenças do aparelho circulatório, nomeadamente o tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e o sedentarismo, obriga a que seja dada uma especial atenção à prevenção.

O estilo de vida actual tem conduzido as pessoas a comportarem-se de uma forma prejudicial ao bom funcionamento do sistema cardiovascular.

A ingestão excessiva de sal e gorduras saturadas, o sedentarismo, o stresse e as drogas, sobretudo o tabaco, são maus hábitos que danificam o coração e os vasos sanguíneos.
Entre as doenças cardiovasculares e factores de risco, destacam-se os seguintes:

Hipertensão, causada sobretudo pelo sal e/ou sedentarismo, caracteriza-se pelos elevados valores de pressão arterial.
Hipercolesterolemia, causada pelos maus hábitos alimentares, caracteriza-se pela acumulação de gordura nas paredes das veias, conduzindo a acidente vascular cerebral (AVC), ou ataque cardíaco.




















Sem comentários:

Enviar um comentário