domingo, 29 de maio de 2016

Exposição – Homenageia Ana Batista, o Forcado “Timpanas” e o Bandarilheiro “Palhota” em Salvaterra de Magos


Inserida na programação da Feira de Magos 2016, tem estado a decorrer em Salvaterra de Magos a Exposição Ana Batista “De Salvaterra para o Mundo - 15 anos de Alternativa”.

Esta exposição instalada no magnífico espaço do Cais da vala, relata-nos o empenho e a dedicação da cavaleira ao toureio, e a forma como transporta para as arenas a elegância e a beleza feminina, e para o mundo o nome de Salvaterra.

A alternativa de Ana Batista aconteceu a 8 de julho de 2000, na praça de toiros de Coruche, com o cavaleiro Joaquim Bastinhas a ceder-lhe o toiro “Cigarreiro”. Nº 15 com ferro de Manuel Assunção Coimbra, com a presença de Conchita Cintrón, como Madrinha de Honra, a oferecer outro esplendor àquela noite. Como testemunhas do acto: António Ribeiro Telles , Rui Salvador, Luís Rouxinol e José Manuel Duarte.

No decorrer dos últimos 15 anos, os mesmos que tem de alternativa, Ana Batista tem procurado expressar os valores que enaltecem o toureio, com inúmeros triunfos alcançados nas arenas e passagem por grandes praças ou lugares modestos como Arronches, a cavaleira tem honrado e dado vida ao sonho que um dia partilhou com o seu pai, rompendo mentalidades, e conquistando a admiração e respeito por parte do público.

Esta exposição homenageia ainda duas grandes figuras do mundo dos toiros, o forcado Timpanas e ao bandarilheiro Francisco Palhota, ambos naturais do Ribatejo. 

A exposição que tem o apoio e organização do Município de salvaterra de Magos, está patente ao público até ao próximo dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira das 9h00 ás 17h00.
 Texto e Fotos: E. Moitas 











Sem comentários:

Enviar um comentário