sexta-feira, 8 de julho de 2016

Amigos de Badajoz organizaram visita à Alcáçova Árabe que reuniu centenas de pessoas


 Numa iniciativa cultural do Grupo “Amigos de Badajoz”, teve lugar ao final da tarde da passada quinta-feira, dia 7 de julho, uma visita guiada á Alcazaba de Badajoz, uma das maiores e melhor conservada de Espanha, uma actividade que teve início ao “entardecer” com o sol a dourar as palmeiras da Alcáçova e o rio Guadiana e que decorreu por toda a zona do monumento com passagem pelo Museu Arqueológico e antiga mesquita.

A actividade começou cerca das 21h00, hora espanhola, na Porta do Capitel, junto da Comissaria da Policia da Plaza Alta, reuniu centenas de pessoas.

A mesma foi guiada por Marcos Pacheco Cruz, um estudioso e grande conhecedor do passado islâmico da cidade e destacado membro da “Asociación de Costaleros y Capataces San José”, que durante cerca de 2 horas ofereceu uma verdadeira aula cultural num cenário peculiar quando o dia começou a cair e o fresco do Guadiana começou a invadir o “cerro de la muela” e a Alcazaba, com a visita a decorrer pelo Palácio de los Duques de Feria (Museo Arqueológico), a antiga mesquita e posterior catedral de Santa María, a puerta del Alpéndiz e casa forte de los Gómez de Solís, e através do adarve da Alcazaba, Casas Senhoriais, Antigas Igrejas, Torres e restantes Portas da muralha Almohade, para terminar na Puerta de Yelves.

Em suma uma soberana lição de história onde foram sendo citados sítios, lugares e nomes de personagens conhecidos de Badajoz, ou mesmo de Elvas e Marvão. De referir o passado islâmico de Badajoz e Marvão cujas cidades foram fundadas por Ibn Marwan.
Fotos: E. Moitas 


















Sem comentários:

Enviar um comentário