quarta-feira, 13 de julho de 2016

Exposição “Terras e Gentes” de Manuel Fé Santos em Portalegre


“Terras e Gentes”, é uma exposição de pintura de Manuel Fé Santos, organizada pelo Museu Municipal de Portalegre, e que vai estar patente de 7 de Julho a 30 de Setembro de 2016, na Sala de Exposições Temporárias desde museu.

Nascido em Portalegre em 1933, Manuel Fé Santos sempre se sentiu atraído pela pintura, referindo como fundamental para esse gosto a influência que sobre ele exerceu o aguarelista João Tavares, seu professor de Desenho no Liceu de Portalegre. No entanto, só se dedica plenamente a esta arte após a reforma, altura em que frequenta um curso na Sociedade Nacional de Belas Artes. Aí aperfeiçoa a sua técnica com os professores e pintores Gonçalo Ruivo e Francisco Ariztia, nunca mais tendo parado de pintar. Usando o óleo sobre tela, a sua pintura tem como tema preferencial o Alentejo.

Nos últimos anos tem-se dedicado a ensaios sobre retratos, técnica que considera estar ainda em fase de aperfeiçoamento. Expondo desde 1999, realizou já cerca de 70 exposições individuais e colectivas por todo o País, com particular incidência no seu Alentejo natal. Vários trabalhos seus estão incluídos em colecções particulares e organismos do Estado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário