sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Arronches - Orfeão de Portalegre em Concerto de Natal na Senhora da Luz


O Orfeão de Portalegre atoou na passada quinta­-feira, dia 8, em Arronches, ao final da tarde.

Inserido na programação de Natal 2016, O concerto decorreu pelas 18h00, na Igreja de Nossa Senhora da Luz de Arronches, como forma de assinalar a época natalícia que se avizinha.

Um evento que teve organização do Município de local e apoio da Paróquia de Arronches.

De referir que o Orfeão de Portalegre é composto por cerca de 46 elementos, divididos pelos naipes de Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos.
A formação musical dos seus elementos é muito pouca, sendo nalguns casos nula.
A selecção e classificação das vozes é feita através de um pequeno teste vocal, que não exige qualquer conhecimento musical.

O trabalho desenvolve-se em dois dias por semana ( terças e quintas-feiras), geralmente das 21 às 23 horas, na sede do grupo.

Os naipes dos sopranos e contraltos ensaiam juntos e os naipes dos tenores e dos baixos também.
O trabalho inicia-se com exercícios vocais, como forma de aquecimento e ginástica vocal, tendo sempre presente a evolução melódica de cada peça. De seguida, as peças são abordadas naipe a naipe, através do método da repetição. Por fim, há um ensaio de conjunto com o material trabalhado em naipes.

Repertório
A escolha do repertório é da inteira responsabilidade dos Directores Artísticos, tendo em conta as capacidades vocais e musicais do grupo. Esta escolha tem ainda como objectivo a formação musical dos elementos.

Este repertório é extremamente variado, abrangendo épocas desde a Renascença até aos nossos dias, executando peças tanto de índole religiosa como profana.

Existe, da parte de direcção artística, grande preocupação em executar trabalhos de compositores nacionais, tais como Manuel Faria, Mário Sampayo Ribeiro, Fernando Lopes Graça, Eurico Carrapatoso e outros.
Fotos:Arronchesemnotícias / Fonte: Orfeão de Portalegre.








Sem comentários:

Enviar um comentário