quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Javalis provocam acidentes e medo na estrada (EN 246) de Elvas para São Vicente

Que os acidentes motivados por javalis são uma constante na estrada (EN 246), de Elvas para São Vicente e Ventosa, não existem dúvidas, só mês há registo de três colisões com estes suínos selvagens.

O último episódio desta saga de acidentes que tem provocado muitos danos físicos e materiais aconteceu ontem dia, 8 de fevereiro, cerca das 21h00, na zona do Monte de Alcobaça, mais propriamente logo á saída da ponte sobre auto-estrada, com um homem de 53 anos, residente em São Vicente e Ventosa, que circulava de mota a colidir violentamente com um javali e a ser projetado para uma zona de silvas na berma da estrada.

Socorrida no local, a vítima foi transportada pelos Bombeiros de Elvas para o Hospital de Santa Luzia, onde foi tratado a ferimentos, tendo tido alta ainda na passada noite, mas por ter sido acometido de fortes dores durante a madrugada voltou esta manhã de quinta-feira de novo ao hospital de Elvas.

Após o acidente e ainda antes de as autoridades terem chegado ao local, uma jovem também residente em São Vicente, que circulava de carro na referida via acabou por atropelar o javali que se encontrava ferido na estrada, provocando pequenos danos na viatura.

A GNR, mais uma vez esteve no local e registou a ocorrência.

Um problema para o qual é urgente encontrar solução, como nos referiu o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, Luís Grilo (PS), - “ Esta é uma situação que nos preocupa dado os muitos acidentes verificados com javalis ali na zona do Monte de Alcobaça, e que tem afetado residentes desta freguesia e outras pessoas que circulam nesta estrada, principalmente ao anoitecer ou durante a madrugada”.

Ainda segundo Luís Grilo – “ Esta situação poderia ser minorada se as autoridades competentes organizassem de forma legal algumas montarias aos javalis, que existem em excesso na Serra da Malefa, ali ao lado, e que por falta de alimento abandonam a serra e invadem a estrada, sendo um problema inclusive para a auto-estrada A6, visto que algum animal pode aceder à mesma pelas entradas da EN 246”.

Para já fica o alerta, cuidado com os javalis durante a noite que atravessam a estrada desde a saída da auto-estrada até às curvas existentes a seguir ao monte de Alcobaça, está provado que este é um local de passagem destes animais, nas suas deslocações diárias à procura da água ou do alimento que falta na Serra da Malefa.
Texto/Fotos: E. Moitas 





Sem comentários:

Enviar um comentário