sexta-feira, 28 de abril de 2017

Lisboa perdeu um cantoneiro de primeira e Arronches ganhou um jardineiro de excepção

Depois de um destes dias ter observado o jardim do pátio interior do Centro de Bem Estar Social de Arronches, foi caso para dizer que a cidade de Lisboa perdeu por aposentação, onde trabalhou durante 36 anos, um cantoneiro de 1ª classe, e Arronches ganhou um jardineiro de excepção, trata-se do Senhor Joaquim Manuel Vila Nova Bocas, de 82 anos, um dos cerca de 70 utentes desta IPSS de Arronches.

Natural de Arronches, e depois de meia vida pela capital do país, que o acolheu em 1961, regressou à terra que o viu nascer, para aqui procurar acolhimento no Centro de Bem Estar Social, depois de ter visto partir os seus cinco irmãos, “sou o único dos irmãos que ainda vive e esta passou a ser a minha casa”, referiu.

Homem bem-disposto e de trato afável, deixou-se apaixonar pelo jardim da Instituição, onde voluntariamente faz trabalhos de jardinagem e cultiva rosas e ervas aromáticas como hortelã.

Numa destas manhãs de abril, a seu convite fui conhecer o jardim e em particular as muitas rosas e o seu doce aroma, assim como partilhar uns momentos saudáveis com o senhor Joaquim Bocas, voltei contente, até porque nunca fui insensível ao bonito, mas muito mais que isso pela sua alegria e experiência de vida.

Em suma ficou evidente que embora a residir num Lar de Idosos, pode ainda existir espaço para se ser feliz, sem ter que passar os dias sentado num sofá a olhar para a televisão entre quatro paredes, beber uns tintos na tasca da esquina ou ainda num qualquer banco de jardim a falar da vida alheia ou ver os dias passar e tentar matar o tempo sem nada para fazer...
Fotos: Emílio Moitas 












Sem comentários:

Enviar um comentário