sexta-feira, 5 de maio de 2017

Mata Nacional do Escaroupim a meca dos eucaliptos em Portugal


"Um arboreto com mais de 150 espécies de eucaliptos, instalado em 1953, é a menina dos olhos da Mata Nacional do Escaroupim, uma área com 440 hectares que acolhe vários 'campos de experimentação".

Localizada no concelho de Salvaterra de Magos esta singular Mata Nacional visa a produção florestal e a investigação, mantendo protocolos com diferentes instituições, como o existente com a com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que permitir extrair óleos essenciais de folhas de 20 espécies diferentes de eucaliptos aqui existentes, para utilização nas indústrias farmacêutica e de perfumes.

A Mata é gerida pela Autoridade Florestal Nacional (Divisão de Gestão Florestal da Direção Regional de Florestas (DRF) de Lisboa e Vale do Tejo), e está sujeita ao regime florestal total. Encontra-se dividida em 20 talhões tendo ainda por objectivos a produção, protecção, recreio, enquadramento e estética da paisagem.

Foi esta mata singular, desconhecida e ignorada pela maioria dos portugueses, localizada no Ribatejo mesmo à beira do Rio Tejo que tive a satisfação de visitar recentemente na companhia de um guia de excepção e grande conhecedor de eucaliptos de excepção, e na qual fiquei a saber que são aqui colhidas as folhas de eucalipto que alimentam os coalas do Jardim Zoológico de Lisboa, assim bagas e folhas para fazer chá de eucalipto.
Fotos: Emílio Moitas e Mikhail Durov



















Sem comentários:

Enviar um comentário