sexta-feira, 2 de junho de 2017

La Codosera – Fogo queima madeira cortada e mata de eucaliptos

A tarde desta sexta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões junto a localidade de La Codosera, próximo da fronteira com Portugal, que destruiu algumas pilhas madeira já cortada e uma mata de eucaliptos.

O incêndio de origem desconhecida surgiu cerca das 14 horas (hora portuguesa), com várias frentes de fogo, que rapidamente ajudadas pelo vento forte que se fazia sentir, progrediram em direcção á estrada que liga esta localidade com Alburquerque pela BA-008.

O muito fumo que assustou os habitantes de La Codosera,  era visível desde diversas localidades da Extremadura e do Alentejo, como Arronches, o que  levou as autoridades a cortarem o trânsito na BA-008.

O incêndio que ao início da noite se encontrava controlado e em face de rescaldo, foi combatido por dois helicópteros e dezenas de bombeiros espanhóis do Plan INFOEX (Servicio de Prevención y Extinción de Incendios Forestales de la Comunidad Autónoma de Extremadura), assim como bombeiros portugueses provenientes de diversas corporações do distrito de Portalegre, que colaboraram no combate ás chamas. 

De referir que a Comunidade da Extremadura, tinha aprovado no passado dia 17 de maio, a norma que estabelece a época de perigo de incêndios florestais em 2017 do Plan INFOEX, e que regula o uso do fogo e actividades que possam provocar incêndios, declarando a época de Perigo Alto de incêndios florestais, entre 1 de junho e 15 de outubro de 2017, na Comunidade Autónoma da Extremadura.

No terreno para além dos operacionais que combateram o incêndio esteve ainda Guardia Civil.
Fotos: Emílio Moitas  







Sem comentários:

Enviar um comentário