terça-feira, 12 de dezembro de 2017

La Codosera – Notícias falsas/fake news com origem em sites portugueses

Nos últimos tempos a vizinha localidade de La Codosera (Badajoz), vem sendo alvo de notícias falsas/fake news, ou sensacionalistas com origem em sites  portugueses, como a surgida nos últimos dias com o titulo:

“La Codosera: A aldeia espanhola onde os habitantes têm orgulho em ser portugueses.
Faz fronteira com o Alentejo e os seus habitantes sentem-se mais portugueses do que espanhóis. Conheça a fantástica história da aldeia de La Codosera.”

Uma manifesta falta de respeito pelas gentes raianas por parte do criadores destas fake news  que visam apenas a (des)informação e fomentar  excessos nacionalistas.

Neste caso a (des)informação e leviandade jornalística fantástica, ronda o ridículo, tendo em conta que nem os habitantes de La Codosera  são portugueses como é referido, assim como os habitantes da vizinha localidade de Esperança não são espanhóis. 

Disfarçadas, com linguagem alarmante e sem rigor jornalístico, este tipo de notícias falsas acabam por influenciar leitores que não conseguem identificar o que é verdade e o que é boato.

As notícias falsas (ou pós-verdades) são criadas, quase sempre com segundas intenções sejam politicas, religiosas ou ainda para a obtenção de lucro. Quanto mais visualizações do site, mais cliques e mais ganhos em redes sociais como o Facebook.

Para identificar uma notícia verdadeira, basta verificar se há nas suas partilhas um número significativo de fontes com credibilidade e/ou de usuários com perfil autêntico, no sentindo de zelo com relação à veracidade do que publicam ou partilham.

Sem comentários:

Enviar um comentário