domingo, 7 de janeiro de 2018

Elvas - Observatório de aves de Torre de Bolsa vandalizado


O observatório de aves  localizado no Percurso de Birdwatching de Torre de Bolsa, no concelho de Elvas voltou a ser vandalizado pela segunda vez no espaço de ano e meio.

Uma situação de vandalismo gratuito e falta de civismo com o sucessivo corte das escadas de madeira, fato que impede o acesso ao observatório de aves.

***********
Percurso de Birdwatching de Torre de Bolsa / Pontos de interesse:

Percurso especialmente dirigido a birdwatchers, dada a extraordinária riqueza avifaunística desta área.

O trajeto é composto por dois troços distintos. Desde o Forte de Santa Luzia e até ao final da descida onde encontramos outra estrada municipal, a envolvente caracteriza-se por ser uma zona de agricultura de sequeiro, com culturas cerealíferas e pastagens no sob coberto de um azinhal pouco denso e algum olival tradicional.

É a área preferida pelas espécies estepárias e a que atravessa a ZPE Torre de Bolsa.

Um observatório junto a estrada permite ângulos de observação mais favoráveis sobre a seara, onde podemos observar o sisão, o tartaranhão-caçador e o francelho.

Já na zona mais plana - incluída no SIC Caia - numa faixa paralela ao Rio Caia, dominam as culturas de cereais em regadio, às quais se juntam áreas crescentes de olival intensivo. Nesta área destaca-se a ocorrência de calhandra-real.

Ao passarmos junto à Barragem da Alfarófia Nova podemos realçar a presença do caimão, do frango-de-água e da perdiz-do-mar. Nos terrenos agrícolas adjacentes é constante a presença da cegonha-branca e da garça-boieira.

Aqui o percurso desenvolve-se por um troço em terra batida, terminando já próxima da margem direita do Rio Caia.
Fotos: Nelson Domingos/E. Moitas 





Sem comentários:

Enviar um comentário