sábado, 28 de novembro de 2015

Elvas - Forte da Graça inaugurado pelo Presidente da República tem entrada livre durante dois meses

O Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, abriu na passada sexta-feira, dia 27 de novembro, as suas portas, após a inauguração das obras de requalificação deste monumento nacional, considerado a jóia da coroa da arquitectura militar raiana.

O monumento foi inaugurado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na presença de uma numerosa comitiva convidada para o efeito. A partir desta data as visitas ao forte podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com entradas livres durante os meses de dezembro e janeiro. Nas segundas-feiras o monumento encontra-se encerrado à semelhança do que acontece com a maioria dos monumentos em território nacional.

Depois da sua desactivação como espaço militar, o forte passou por um longo período de abandono e pilhagens, que culminaram com o esforço da Autarquia de Elvas, com o imóvel a ser alvo de uma importante intervenção, que decorreu ao longo de 11 meses, que se traduziu na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, das casas dos oficiais, e restantes elementos arquitectónicos, tendo sido ainda repostas todas as cores e materiais originais do Forte e recuperadas as estruturas, nomeadamente a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também eles alvo de intervenção.

A obra foi possível no âmbito do protocolo de transferência assinado entre a Autarquia e o Governo, em 2014, de cerca de 30 prédios militares, localizados em Elvas, do Estado para o município, sendo o Forte da Graça o mais emblemático.

A intervenção, orçada em cerca de 6,1 milhões de euros, vai ter uma segunda fase que se traduz na adaptação do mesmo para actividades culturais, que será também, alvo de candidatura a fundos comunitários.
Fotos: E. Moitas/ PR








Sem comentários:

Enviar um comentário